É preciso ter confiança!
Eu poderia substituir a palavra confiança por fé nesse título. Não o fiz por uma questão semântica e não esbarrar na esfera metafísica. A ideia aqui é no campo pragmático, profissional.
Muita gente vai dizer pra você assim: “O segredo do sucesso é você se tornar uma pessoa razoável”, concordo. Entretanto, isso se aplica ao sucesso de quem te diz isso, e não tem nada a ver com o teu próprio sucesso.
Quando falamos em ser “razoável” entendemos que a ideia é de relativizar nossos valores, nossos objetivos e nossos sonhos. É, talvez, um convite para que você se coloque em segundo plano para que outros sonhos e outros objetivos se realizem. Brandamente é um convite para que você racionalize tudo o que pensou para você em termos de realização.
Isso é complicado pra caramba! Se você for racionalizar tudo, porém se não tiver confiança vai entrar em um processo de autossabotagem. Começará a enumerar as sua limitações, vai achar que não tem preparo para realizar esse ou aquele objetivo, vai se sentir inseguro diante das realizações de outras pessoas, vai tentar cronometrar e colocar prazo para a desistência desses sonhos; e vai acabar se convencendo de que é melhor fazer outra coisa ou deixar tudo como está.
Ser uma pessoa razoável é uma forma de se autossabotar.
Fuja disso! Não se deixe ser uma pessoa que se permite render pelas razões. “Não vou fazer tal curso porque não tenho dinheiro” ou “Não sei lidar com o dinheiro, porque ninguém me ensinou”, indo pelas razões, a gente vai sempre ter uma desculpa.
E a gente vai sempre ter uma razão para não fazer nada, talvez suas vozes internas não te permitam isso, talvez porque seja “longe”, ou “perto”. Haverá sempre uma desculpa. Busque uma mentalidade “irrazoável”
Uma alma realizadora age. Se movimenta. Inspira e foca. Vai além da razão. Se está sem dinheiro para fazer algo, dê um jeito! Aja, independentemente das circunstâncias. E, se as circunstâncias surgirem para atrapalhar, vá lá e faça o dobro. Faça além dos porquês e enfrente as razões.
É isso!
Respostas